Diretoria do condomínio rebate acusações

A diretoria do Residencial Jardim Sesquicentenário, no Bairro Limeira Baixa, emitiu nesta quarta-feira (27) uma nota oficial em que rebate as acusações feitas por uma moradora sobre arbitrariedades que teriam sido praticadas quanto ao fornecimento de água e dividas dos condôminos. O caso veio a público quando uma moradora fez contato com a Rádio Cidade para tornar público o que considera abuso cometidos pelo síndico e pela empresa que administra o condomínio. N anota, a diretoria nega todas as colocações e apresenta seus argumentos sobre o caso. Acompanhe a nota na íntegra.

“A diretoria do Res. Sesquicentenário, juntamente com a empresa Administradora, vem a público esclarecer aos moradores do residencial, e ao povo brusquense em geral, sobre algumas questões levantadas:

Corte do fornecimento de água e gás: A diretoria, em cumprimento da Convenção Nacional de Condomínios e do Regimento Interno (aprovado pelos próprios moradores em assembléia), faz cumprir: 

(1) artigo 47, f - “o condômino que estiver com a taxa condominial em atraso por 60 dias terá a água e o gás cortado”

(2) Artigo 49 - “o condômino que deixar de pagar pontualmente suas contribuições arcará com 2% de multa e 1% juros ao mês, e será encaminhado para o SPC a partir de 60 dias em atraso do pagamento. No caso de cobrança judicial, ficará o infrator responsável pelo pagamento dos honorários e custos judiciais.”  

Retirada de torneiras do interior dos apartamentos: Tal informação não procede. Como comentado pela secretária de Assistência Social e Habitação de Brusque, Patrícia Freitas, em entrevista dada à Radio Cidade, apenas as torneiras externas dos blocos e registros externos dos moradores inadimplentes com mais de 60 dias de atraso foram retirados. A medida referente às torneiras externas dos blocos foi resultado do fato de moradores inadimplentes com o fornecimento cortado, estarem utilizando-se da água das torneiras de espaço público.  Essa iniciativa foi sugerida pelos próprios moradores que mantém seus deveres em dia, e que se sentiam injustiçados pela utilização indevida da água.

Inadimplência: Em consulta aos dados financeiros, a diretoria, juntamente com a Administradora, constatou que a inadimplência chega a 67,8%. Em outras palavras, de 336 apartamentos, apenas 108 estão com seus deveres em dia, sendo que os demais 228 encontram-se inadimplentes. Essa situação gerou aos cofres do residencial um furo atualizado de 93 mil reais. (A diretoria atual se coloca a disposição para apresentar a prestação de contas). 

Negociação da dívida: Qualquer morador que estiver com seu condomínio em atraso, até mesmo os que já tiveram seu fornecimento de água/gás cortado (por atraso superior a 60 dias), pode se encaminhar à Administradora para fazer a negociação do valor. A negociação é feita com pagamento de 50% da dívida e o parcelamento do restante. O morador estando com o fornecimento cortado, após a negociação terá seu fornecimento restabelecido. 

Decisão arbitrária: A diretoria apenas faz cumprir a Convenção Nacional de Condomínios e do Regimento Interno (aprovado pelos próprios moradores em assembléia). Tomar essa atitude como arbitrária tornaria arbitrária quaisquer atitude de se fazer cumprir qualquer lei ou regra. Ora, arbitrariedade pressupõe inflexibilidade, e essa é inexistente nessa situação. O morador pode manter seus deveres em dia, e caso haja alguma eventualidade, o mesmo tem 60 dias de prazo para corte, podendo a qualquer momento requerer a negociação do débito, evitando o corte. 

A diretoria lamenta os ocorridos, entende a situação de algumas famílias (crianças, idosos, desemprego, etc..), declara não sentir-se a vontade em ter que fazer corte de fornecimento, porém, como função administrativa e por obrigações de dever, tem que fazer cumprir as regras. 

Tudo que está sendo feito visa à melhoria do local. 

Todos temos direitos e deveres. Quando não cumprimos com alguns deveres, perdemos também alguns direitos.

Esperamos que todos possam colocar seus deveres em dia, para que possam usufruir de todos os seus direito.

A DIRETORIA  “


 

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...